sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Tóquio - parte 3

No nosso último dia de viagem, visitamos Odaiba, um bairro erguido em uma ilha artificial na Baia de Tóquio.

Rainbow Bridge

O boom de Odaiba ocorreu na década de 80, com um  ambicioso projeto de desenvolvimento que tinha  como finalidade transformar as pequenas ilhas artificiais construídas durante o Período Edo (1603-1868) em um bairro residencial e comercial futurista. Com o estouro da bolha econômica de década de 90, o projeto desenvolvimentista de Odaiba desacelerou, deixando a ilha praticamente vazia.
Na segunda metade da década de 90, vários hotéis e shoppings se instalaram na ilha. Nessa época foi inaugurada a linha de trem Yurikamome, e Odaiba se tornou em um dos destinos turísticos mais populares em Tóquio.

NYC? No, Tokyoooo!
Prédio da Fuji TV
Aquacity com o prédio da Fuji TV ao fundo

Em Odaiba há vários shoppings centers, além de diversas atrações para todas as idades e gostos, como o showroom da Toyota, o Leisureland, o Museu Nacional de Ciência Marítima, Panasonic Center, dentre outras.
O shopping Diver City tem todas aquelas lojas que a mulherada adora: Zara, H&M, Forever 21, etc. A Forever 21 de lá foi a melhor que a já entrei, pois, além de praticamente vazia, era enorme e super organizada, com uma grande variedade. Os preços da Forever 21, por exemplo, não são tão maiores que os dos EUA. Além disso, dependendo do valor da compra, ainda tem o tax refund.

Robô em frente ao Diver City

Outro lugar que merece uma visitinha é o showroom da Toyota, que fica no complexo Palette Town. Lá estão expostos os últimos lançamentos dessa marca japonesa, além de modelos antigos.
Também é possível fazer o test drive de alguns modelos. Para tanto, é necessário carteira de habilitação válida no Japão. Como não nos interessamos em fazer o teste drive, não sabemos se só a CNH brasileira é suficiente ou se precisa apresentar a PID também.
Dentre os carros que vi, me apaixonei pelo Cocoa Mira. Até parece o carro da Hello Kitty. So cute!

Cocoa Mira

Eu quero

Como chegar
Existem várias maneiras de chegar a Odaiba:
  • Yurikamome: é um trem elevado que conecta a estação Shimbashi (Yamanote Line) com a estação Toyosu (linha de metrô Yarakucho). Para descer perto do prédio do shopping Aquacity é só desembarcar na estação Daiba. O trajeto entre Shimbashi e a estação Daiba dura cerca de 15 minutos e custa 310 yen;
  • Rinkai Line: conecta a estação Osaki (Yamanote Line) com a estação Shin-Kiba (JR Keiyo Line), com paradas nas estações Tokyo Teleport e Kokusai Tenjijo. Vale lembrar que o Japan Rail Pass não é válido para os trajetos entre Osaki e Shin-Kiba, embora a linha seja servida por trens da Japan Raiway.
  • De barco: a empresa Tokyo Water Bus realiza trajetos entre Odaiba Seaside Park e o Pier Hinode. O trajeto leva 20 minutos e custa 460 yen;
  • A pé: sim, é possível chegar a Odaiba a pé atravessando a Rainbow Bridge. O trajeto leva em média 45 minutos.
Nós escolhemos o Yurikamome para os trajetos de ida e volta. É prático e fácil, todas as placas tem indicação em inglês. A vista o trem é imperdível. Como a cabine do condutor não é fechada, várias pessoas  se espremiam na frente do trem para ter as melhores vistas.

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir