sexta-feira, 7 de junho de 2013

Osaka - Parte 1

Madrugamos (maldito fuso horário). Mesmo cansados da viagem, saímos para dar uma corridinha básica de 6 km pelas proximidades do hotel. Eram ainda 5 da manhã. Ruas vazias. Cruzamos apenas com algumas pessoas pelo caminho. Uma sensação de que eu pertencia àquele lugar tomou conta de mim.

Osakajo
Sempre me identifiquei muito com o Japão e com a cultura japonesa. Quando estudava na UnB comecei a fazer a disciplina língua japonesa como disciplina optativa. Entretanto, tive que abandonar, pois o tempo ficou escasso e eu estava fazendo duas faculdades paralelamente.
Mas a paixão pelo país nunca diminuiu. Ficou adormecida por um tempo, é verdade. O tempo passou, mudei de cidade. Mas em 2008 a vontade de conhecer o país voltou a bater em minha porta. 
Sempre tive vontade de conhecer o mundo todo. Não há país para o qual eu torça o nariz. Mas de todos os lugares que eu ainda não conhecia, o Japão ocupava o topo da lista.
Não queria ir para lá de qualquer jeito. Por isso, acabei adiando a viagem para a terra do sol nascente várias vezes e outros destinos foram passando na frente. Minha paixão pelo Japão era antiga, eu simplesmente não poderia chegar lá de qualquer jeito. Teria que ser a viagem perfeita.
Voltei para o curso de japonês, comprei um monte de livros de hiragana, katakana, kanji. Mergulhei nos guias Lonely Planet e Eyewitness, decorei nomes de estação, enchi o saco do marido. E sonhei até não poder mais. Esse é o melhor lado de planejar as viagens por conta própria, pois você acaba antecipando os bons momentos e prolongando a viagem por mais tempo.
Em 2012 decidi que minha ida ao Japão não poderia mais ser adiada. Conseguimos juntar 300.000 milhas no smiles e emitimos Cuiabá - Osaka e Tokyo - Guarulhos na executiva. Pronto, a viagem dos senhos estava prestes a se concretizar.
Bem, após essa breve introdução do porquê de ir ao Japão é hora de voltar ao passeio.
A primeira atração do dia foi o Castelo de Osaka (Osakajo). Fomos de metrô. A estação mais próxima -Morinomya - fica próxima ao castelo. Caminhando um pouco ao sair da estação chegamos a esse belo jardim.

A caminho do Castelo de Osaka

A entrada, incluindo a subida à torre do castelo, custou 600 ienes.
Minha vontade era encontrar os jardins repletos de árvores com as folhas vermelhas características do outono. No entanto, como em 2012 o frio chegou mais cedo, as árvores já estavam quase sem folhagem. Uma pena!

Herança budista

Um resumo da conturbada história do Osakajo
O castelo de Osaka simboliza o poder e a fortuna de Hideyoshi Toyotomi. Com a morte de Nobunaga Oda em 1582 em uma batalha no templo Honnoji, Hideyoshi Toyotomi sucedeu seu mestre e iniciou a construção do castelo em 1583. Em 1585 a torre principal do castelo ficou pronta.
Com a morte de Hideyoshi Toyotomi, em 1598, seu filho, Hideyori Toyotomi, muda-se para o Castelo de Osaka.
Em 1600 irrompe a Guerra de Sekigahara, na qual Tokugawa Ieyasu derrotou o exército de Hideyori.  Em 1614 Tokugawa Ieyasu atacou o Osakajo, destruindo-o parcialmente.
Em 1620, Tokugawa Hidetada iniciou a reconstrução do Castelo de Osaka, a qual foi finalizada em 1629.
Em 1665 a torre principal do Osakajo foi atingida por raios, o que ocasionou um incêndio que a destruiu.
Em 1868, o castelo foi quase todo destruído durante a Batalha de Boshin, travada entre o Exército do Novo Governo e o Exército do Shogunato Tokugawa.
Em 1931 a torre principal foi reconstruída.
Em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, um ataque norte-americano destruiu novamente parte do castelo.
Em 1995 foi aprovado um novo projeto de restauração, o qual foi finalizado em 1997.
Você pode me perguntar qual o porquê das datas e dos acontecimentos históricos. Bem, acho que todo mundo tem uma imagem na cabeça relacionada a algum lugar. Quando eu pensava em Japão a primeira coisa que vinha na minha cabeça era o Osakajo, talvez pelo fato de um dos meus álbuns de infância ter a foto do castelo adornado de cerejeiras estampada na capa. Então busquei saber um pouquinho mais sobre o castelo e coloquei as informações no meu roteiro do dia, que estou utilizando agora para fazer este post.

Osakajo

Osakajo por outro ângulo

E o outono se despede

Vista de Osaka

Templo

Vista de Osaka

Após visitarmos a torre principal , comemos uns bolinhos de polvo numa das barriquinhas em frente ao Castelo para tapear a fome. Yummy!!! Muito bom! Não dá para ir ao Japão e não experimentar esses bolinhos.
Em seguida fomos ao Umeda Sky Building para vistar o observatório que fica no topo do mesmo. A partir da estação de metrô Umeda anda-se um pouquinho até chegar lá. Nada que um GPS não resolva.
A entrada para o observatório custa 700 ienes, podendo ser paga com cartão de crédito. Para mais informações, clique aqui.

Umeda Sky Building

Do alto do prédio tem-se uma vista maravilhosa de Osaka. Aqui também não encontramos filas nem multidões. Pelo contrário. Estava bem vazio, com no máximo uns dez visitantes.
Lá em cima tem uma cafeteria e uma lojinha de souvenirs. Vale apena fazer uma pausa para tomar um café ou sorvete apreciando a vista.

Osaka vista do alto

Maridón no Umeda Sky Building

Vista de Osaka
Em seguida fomos ao Hep 5 (Hankyu Entertainment Park), um shopping center que abriga o parque da Sega. Como ainda estávamos meio cansados da viagem, não visitamos o tal parque. 
Apenas demos uma voltinha para explorar o shopping e voltamos para o hotel.
Sem muita criatividade  para procurar um lugar diferente para jantar, optamos por repetir a dose no 511 horai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário