segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Kyoto - parte 1

Ginkakuji
O nosso primeiro dia de passeio em Kyoto teve início em Ginkakuji, o templo do pavilhão prateado. Apesar  do nome, ele não é prateado. Acredita-se que tal apelido lhe foi concedido para fazer uma contraposição ao templo do pavilhão dourado (Kinkakuji). Uma outra explicação para o nome seria que a luz da lua, ao incidir em sua superfície escura (antigamente era pintado de preto), lhe dava um aspecto prateado.
Partindo do terminal de ônibus da estação JR Kyoto, o Raku bus número 100 te deixa próximo ao local indicado na foto abaixo. Depois, é só subir a ruela que aparece ao fundo.

Rumo a Ginkakuji
Ginkakuji, além do Pavilhão Prateado, possui meia dúzia de outros templos, um jardim de musgo e um jardim de areia.
Algumas fotos desse belo templo.



 



Do alto do templo podemos ter uma visão panorâmica de Kyoto.


Após sair do templo vale a pena dar uma olhada nas lojinhas dessa rua para comprar doces, bujingangas ou tomar um sorvete. Essa da esquina tem um sorvete de chá verde muito bom.


Próxima parada: Templo Eikando.
Partindo do Ginkakuji, dá para ir ao Eikando a pé. Passa-se pelo Caminho do Filósofo (Philosopher`s Path).No final da ruazinha da foto acima vai ter uma plaquinha indicando o caminho.
O Philosopher`s Path é um caminho de pedra que segue um canal e é ponteado por cerejeiras. Tem cerca de 2 km de extensão, ligando o Templo Ginkakuji ao bairro de Nanzenji. Possui esse nome devido a Nishita Kitaro, um dos mais famosos filósofos japoneses, que dizia praticar meditação em suas caminhadas rumo à Universidade de Kyoto.
Seguem algumas fotos do Caminho do Filósofo.





Na primavera, as cerejeiras dão um toque mágico ao caminho. Dá vontade de ficar lá horas e horas contemplando as flores e pensando na vida.

Caminho do Filósofo na primavera (foto do Japan Guide)
O Templo Eikando também é conhecido como Zenrinji. As edificações principais do Eikando estão construídas na base da colina e são conectadas por passarelas de madeira.
O Eikando é muito procurado no outono, sendo um dos melhores lugares para se visualizar a troca de coloração das folhas.
Vejamos algumas fotos.










Ao lado do Eikando fica o  Templo Nanzenji. 
O Nanzenji é um dos principais templos do Japão, sendo composto de vários sub-templos. Como já estávamos morrendo de fome, visitamos apenas a parte externa do templo.
Seguem algumas fotos:




Um aqueduto construído durante a era Meiji  para transportar água entre o Lago Biwa e Kyoto corta o Templo Nanzenji.


Após o almoço, seguimos rumo ao Santuário Heian (Heian Shrine).
Heian Shrine foi construído em 1985, sendo dedicado aos espíritos do primeiro e do último imperador que reinaram na cidade, Imperador Kammu (737-806) e Imperador Komei (1831-1867).
Um torii gigante indica a proximidade do santuário.


Mais fotos.




Em seguida, visitamos o Kyoto Handcraft Center. É um prédio com vários andares repletos de artigos tradicionais, como quimonos, bonecas, espadas, artigos de porcelana, entre outros. Vale a pena uma visita, especialmente para aqueles que não terão muito tempo, pois aqui tem de tudo em um só lugar.








Um comentário: