segunda-feira, 16 de julho de 2012

Jardin Majorelle

Um pouquinho sobre a história do Jardin Majorelle


Tudo começou em 1923, quando o pintor francês Jacques Majorelle comprou um terreno de cerca de 1.6 hectares, onde construiu uma cada em estilo mourisco, seguida de ateliers em um prédio de estilo bérbere com uma torre de adobe. É nesse local que Majorelle, um apaixonado por botânica, concebeu um maravilhoso jardim, sua verdadeira grande obra de arte: o Jardin Majorelle.
Em 1947, o jardim é aberto ao público. Ao fim de sua vida, após perder parte do jardim em virtude de um divórcio, Jacques Majorelle é obrigado  a vender o que lhe restou por problemas financeiros acarretados pelas diversas cirurgias a que se submeteu sua nova companheira após um acidente automobilístico. O jardim, então, cai no abandono.
Em 1980, Yves Saint Laurent e Pierre Bergé compram o Jardim Majorelle e o salvam da construção de  um hotel, o que significaria o completo desaparecimento do mesmo.
O atelier de Majorelle é transformado em um museu berbere aberto ao público, no qual as coleções pessoais de YSL e Pierre Bergé estão expostas.

Nossa visita
Chegamos por volta das 10:00 ao jardim. Durante o verão, é melhor chegar cedo, pois a tarde o calor é insuportável.
O jardim não possui estacionamento próprio, mas não tivemos problemas em estacionar nas proximidades. Lá também tem flanelinhas que pedem para vigiar o carro. Quando descemos, ele não falou em valores. Na volta, demos 10 dirhams, e parece que ele ficou satisfeito.
Após comprar nossos tickets (50 dirhams), é hora de visitar o jardim. Não compramos o ticket para visitar o museu. O pagamento tinha que ser feito em espécie. Não me lembro se aceitavam euros.


Gente, que lugar mais lindo é esse!!! Não tem como não tirar muitas fotos. Seguem algumas.
                                  








O jardim dispõe de uma lojinha, café e banheiros. Não me lembro bem dois preços da loja, mas meu marido comprou uma carteira de couro, bem compacta, por 100 dirhams.
Achamos o Jardim Majorelle o lugar mais legal que visitamos em Marrakesh. O jardim é muito lindo e bem cuidado. O projeto de irrigação é incrível, é quase imperceptível, não interferindo em nada no paisagismo.
Adoramos a visita. Vale a pena ir ao Majorelle para fugir um pouco do caos da Medina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário