terça-feira, 17 de julho de 2012

As belezas de Marrakesh


El Badi Palace
O que podemos ver hoje do El Badi são apenas os restos do que um dia foi um magnifico palácio construído por ordem do Sultão Ahmed el-Mansour no século XVI, ricamente decorado com mármore italiano e ouro trazido do Sudão.
O mesmo foi praticamente destruído no século XVII pelo Sultão Moulay Ismal, que surrupiou o material utilizado no El Badi para decorar seu próprio palácio em Meknes.
É uma pena, pois o que sobrou dá ideia da grandiosidade do El Badi palace.
Não consideramos o El Badi uma visita indispensável. Só vale a pena pra quem estiver com bastante tempo sobrando.
Não me lembro exatamente o valor do ingresso, mas era bem barato. Logo na entrada tem uns guias se oferecendo para fazer um tour guiado. Alguns tentam ir te seguindo, meio no esquema se colar, colou.
Seguem algumas fotos do local.



Bahia Palace
Bem mais interessante que o anterior, o Bahia Palace (The beautiful) foi construído no século XIX em duas fases. A primeira parte do palácio foi construída pelo Grão Vizir Si Moussa entre 1859 e 1873. A segunda parte ficou a cargo do filho de Si Moussa, Abu Ahmed, e ocorreu entre 1894 e 1908.
O bahia serviu de residência para as 4 esposas e 24 concubinas de Abu Ahmed.
Após a morte de Abu Ahmed, suas mulheres e seus inimigos se encarregaram de saquear o palácio.
Apenas uma parte do palácio está aberta a visitação. Apesar de não estarem mobiliados, os ambientes dão ideia da opulência do Bahia.
Seguem algumas fotos do Bahia Palace.






Koutoubia
É do minarete da mesquita Koutoubia que parte, cinco vezes ao dia, o chamado para as orações que invadem a medina. Allah Akbar, Allah Akbar, Allar Akbar, Allar Akbar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário