quarta-feira, 18 de julho de 2012

Balanço de Marrakesh

Marrakesh é, sem dúvida alguma, uma cidade incrível. Mas o Marrocos tem muitos outros lugares bacanas que merecem ser conhecidos, como Essaouira, Meknes, Fez, Agadir, entre outros. Voltarei ao Marrocos com certeza. Como ficamos 4 dias em Marrakesh, não sei voltarei lá na minha próxima viagem ao país.
Seguem nossas impressões


Top 5 Marrakesh
1  - Ficar hospedado em um Riad;
2 - Visitar o Jardin Majorelle;
3 - Fazer uma exfoliação seguida de massagem em um hamman;
4 - Sentar no terraço de um café da Praça Jema el Fna, olhar o movimento e, quando a noite cair, se aventurar em uma das inúmeras barraquinhas de comida;
5 - Deliciar-se com um banquete à moda marroquina.

Rola mulher ir sozinha a Marrakesh?
Marrakesh não é o destino ideal para as viajantes solitárias. Mesmo com outras amigas não achamos aconselhável. Vimos em muitas ocasiões as turistas serem abordadas de maneira mais incisiva por locais apenas por serem mulheres. No verão, então, que as europeias abusavam dos shortinhos a testosterona dos locais devia ir a mil. Rsrs.

O que evitar em Marrakesh?
Se você não estiver disposto a pagar por isso, evite tirar fotos dos encantadores de serpentes, vendedores de água e afins. Eles vão ficar torrando a paciência até que você pague a quantia que eles entenderem devido.
Se você estiver perdido, não aparente. E se alguém se oferecer para te levar a algum lugar, recuse. Eles vão cobrar por isso depois.

Compensa alugar carro em Marrakesh?
Se você desembarcar no aeroporto de Marrakesh e não for sair da cidade talvez não compense. Mas se quiser visitar outras cidades próximas vale muito a pena sim. O valor do aluguel lá é meio salgado, e olha que pesquisamos bastante os preços antes de reservar com a National. Pagamos R$ 725,00 por um modelo básico com ar condicionado por 4 dias. Mas, na nossa opinião, valeu muito a pena, pois pudemos explorar bem a cidade nova. Além de que era um bálsamo entrar no carro e ligar o ar condicionado no máximo naquele calorão. Pelo que vimos lá, a maioria dos táxis eram bem velhinhos.

Como abastecer o carro na estrada de Casablanca-Marrakesh?
Igual aqui no Brasil. É só parar o carro, dizer pro frentista o tipo e quantidade de combustível, abastecer, pagar e ir embora.

Quando ir a Marrakesh?
Para nós, que quase derretemos no calorão de julho, recomendamos evitar os meses de verão, apesar de serem os únicos em que as chances de chuva são mínimas. Tava tão quente que até o termômetro ficou maluco.

Que roupa levar?
Fomos no verão, então levamos roupas bem leves. Mas nada muito curto. Mas as turistas europeias andavam sempre de shorts e regata. Eles já estão acostumados com trajes mais espartanos. No entanto, nada melhor que ser discreto.

E as compras nos souks?
Não posso ajudar muito neste aspecto, pois como esse lance de ficar negociando horas a fio e pechinchando me tira do sério. Vi muitas coisas bem legais nos arredores da praça Jema el Fna, mas muita tranqueira também.
No Emsemble Artisanal, os preços são tabelados. Não tem aquele assédio de vendedores querendo te empurrar algo a qualquer custo. Mas também não tem a variedade dos souks.
Uma boa estratégia é ir lá primeiro, olhar os preços e depois dar uma volta nos souks já com alguma noção de valores.
O que achei mais legal foram uns tecidos lindos numas lojinhas perto do Bahia Palace. Deu vontade de trazer um monte.





Nenhum comentário:

Postar um comentário