quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Aruba

De todas as ilhas no Caribe, creio que  Aruba seja a mais fácil para os brasileiros. Apesar de ter como línguas oficiais o holandês e o papiamento, o inglês e o espanhol são amplamente difundidos. Mesmo que você não fale nenhuma delas, dá para arriscar uma conversação em português mesmo, visto que parte das pessoas que trabalham com turismo estão acostumadas.



Quando ir
O clima em Aruba não apresenta grandes variações ao longo do ano. A temperatura média anual fica em torno dos 28º C, com as máximas alcançando 32º C. Espere, portanto, sol forte, ventos e muito calor para o ano todo.
O período chuvoso se estende de outubro a janeiro. No entanto, as chuvas são rápidas, e dias ensolarados são a regra, e não a exceção, durante esse período. E como Aruba está fora da rota dos furacões, a ilha é uma boa pedida durante o ano todo.
Para fugir dos preços mais elevados, vale evitar o período de alta estação, que coincide com o inverno no hemisfério norte. De meados de dezembro até meados de abril a ilha fica mais cheia e os hotéis, mais caros.

Como chegar
A Gol conta dois voos semanais para a ilha, às quintas e aos domingos, partindo de São Paulo e com escala em Caracas.
A Avianca parte do Rio de Janeiro e São Paulo, com escala em Bogotá.
A Copa tem voos saindo de Manaus, Recife, Brasília. Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, com conexão na Cidade do Panamá.

Chegando em Aruba
Outra possibilidade é sair dos EUA, opção que compensa apenas se a terra do Tio Sam estiver incluída no seu roteiro de viagem, visto que a passagem acaba saindo bem mais cara.

Onde ficar
Aruba conta com uma ampla rede hoteleira. A maioria das opções fica concentrada em Palm Beach, região que considero a melhor para se hospedar em Aruba devido a variedade de bares, restaurantes e lojas na rua que fica atrás dos hotéis. Depois de um dia inteiro de praia, mesmo quem alugou carro não vai querer se deslocar à procura de um restaurante.
O Viaje na Viagem tem um post bem ilustrativo de algumas opções de hospedagem em Aruba, bem como comparativos entre Palm Beach, Eagle Beach e centro de Oranjestad. Para acessá-lo, clique aqui.
Nós Ficamos hospedados no Radisson Aruba Resort. Se quiser saber nossa opinião é só acessar o post que fizemos relatando nossa experiência.

O que fazer
O grande atrativo de Aruba são as praias. Nesse post aqui falamos um pouco sobre as que visitamos. Para quem é adepto de esportes aquáticos, em algumas praias há barraquinhas que alugam equipamentos para mergulho e snorkel. Já para quem é fã de algo mais radical, em Hadicurari Beach é possível fazer aula e Kitesurf e Windsurf ou apenas alugar os equipamentos.

Praias - o ponto forte de Aruba

Aruba também tem outras atrações além das praias. Para quem está com crianças, uma boa pedida é visitar a Fazenda de Borboletas. Para saber mais sobre a visita, clique aqui. As crianças ficam encantadas e curiosas para saber tudo sobre esses insetos.
Outras atrações de Aruba são o Parque Arikok, Piscina Natural, Santuário de Passáros e Fazenda de Avestruzes, só para citar alguns.Nesse post aqui falamos de algumas atrações de Aruba, tais como o Farol Califórnia, Capela Alto Vista e dicas de compras.

Onde comer
Opções de restaurantes é o que não falta em Aruba. Difícil vai ser escolher em qual deles ir. Como a maioria das pessoas passa o dia inteiro nas praias, sobra apenas o jantar para se render à comilança.
Para tomar umas margaritas frozen e beliscar especialidades da culinária Tex-Mex, uma boa pedida é o Señor Frogs. Bem animado, com palhaços passando pelas mesas e fazendo enfeites e balão para por na cabeça dos clientes, animadores distribuindo shots de bebida e convidando os mais desinibidos a mostrar suas habilidades no palco. Quem não quiser ficar esperando para arrumar uma mesa deve chegar por volta das 7 horas. Chegamos um pouco antes e uns 30 minutos depois não havia mais mesas disponíveis. Depois das 10 horas rola uma baladinha no lugar.


Señor Frogs
Señor Frog's

Quem gosta de degustar cervejas deve ir ao Taste of Belgium, localizado do Palm Beach Plaza. Comida boa, mas nada de excepcional. Para acessar o site do restaurante clique aqui.

Taste of Belgium

Taste of Belgium

Um restaurante que gostamos bastante foi o Iemanjá, localizado no centrinho de Oranjestad. Fomos sem reservar mesa e por pouco não tivemos de dar meia volta. Para acessar o site do restaurante clique aqui.

Iemanjá


Iemanjá

Quem viaja com crianças precisa de um fast food para salvar a pátria de vez em quando. Quem vai para Aruba não precisa se preocupar, pois lá tem Mc Donald's, Wendy's, Subway, Pizza Hut, dentre outros.

Outras dicas
- Alugue um carro em Aruba. O aluguel não é caro e dá uma mobilidade maior, sendo mais conveniente especialmente quando se viaja com crianças;
- Para alugar carro em Aruba, basta a nossa CNH;
- Passe no Super Foods, ou outro supermercado qualquer, e compre bebidas e lanches para levar para as praias;
- Se o seu hotel não fornecer, compre um cooler para levar os lanches para as praias;
- Se você é mulher, não deixe de bisbilhotar a seção de higiene e produtos de beleza dos supermercados;
- Não deixe para fazer suas compras no free shop. Lá é tudo mais caro;
- No mais, é só se lambuzar de protetor solar, esquecer os problemas e curtir as praias.








Nenhum comentário:

Postar um comentário