domingo, 29 de setembro de 2013

Visitando o Canal do Panamá

Como tudo começou

Canal do Panamá

O Canal do Panamá é a maior atração turística da Cidade do Panamá. Sua construção, que teve início no dia 1º de janeiro de 1882, ficou a cargo de Ferdinand de Lesseps, responsável pelo Canal de Suez. A tarefa, no entanto, era bem mais árdua, pois a construção de um canal ao nível do mar, como proposto por Lesseps, necessitaria um intenso trabalho de escavação, tarefa difícil dada a natureza rochosa do solo. Soma-se isso o fato de o rio Chagres fluir com muita força durante o período chuvoso, o que poria em risco a navegação, e as doenças tropicais, como malária e febre amarela, que dizimaram milhares de trabalhadores.
Em 1901, o presidente Theodore Roosevelt cogitou que um canal atravessando a América Central controlado pelos EUA seria de fundamental importância. Para tanto, conseguiu reverter uma decisão prévia da Comissão Walker, que estava a favor de um canal cortando a Nicarágua. A ideia de Roosevelt era assumir o trabalho iniciado pelos franceses.
Como o Panamá pertencia à Colômbia, Roosevelt iniciou tratativas com aquele país com o fim de obter os direitos necessários para a construção do canal. Em 1903 foi firmado o Tratado Herran-Hay entre os Eua e a Colômbia, o qual não foi ratificado pelo Senado deste último país.
Não satisfeito, Roosevelt incitou rebeldes panamenhos a se libertarem da Colômbia, apoiando-lhes em sua causa. Em 3 de novembro de 1903 o Panamá se tornou independente da Colômbia. Gratos pela vitória, os panamenhos permitiram aos EUA o controle do canal a partir de 23 de fevereiro de 1904 por 10 milhões de dólares, conforme o tratado de Hay-Bunau-Villa. O canal, construído entre 1904 e 1914, custou ao EUA aproximadamente US$ 375,000,000.00.
Após quase 60 anos de operação sob domínio norte-americano, em 1977 foi firmado o tratado Torrrijos-Carter, pelo qual ficou acordada a devolução do canal aos panamenhos no ano 2000, o que ocorreu em 31 de dezembro de 1999.

Nossa visita
Visitamos o canal no nosso segundo dia de passeios pela cidade. Como contratamos os serviços de guia com o Riolando, ele nos deixou no Centro de Visitantes de Miraflores (CVM) e depois nos buscou no horário combinado. Em duas horas dá para ver tudo com bastante tranquilidade.
O CVM conta com um teatro, onde é apresentado um filme contando um pouco da história do canal, três terraços de observação, lanchonete, restaurante com visão panorâmica e loja de souvenir.
Chegamos e fomos direto para o terraço localizado no último andar para conferir a passagem dos navios. É interessante ver o navio chegando e as eclusas abrindo para equalizar o nível da água.

Lá vem o navio!

Abertura das eclusas
E o navio passa

Quando fomos, dois navios grandes passaram na sequência. Como não estávamos com pressa, conseguimos um bom lugar para ver a passagem e garantir as fotos.
Depois descemos para ver o museu, onde pudemos ver fotos da obra, objetos utilizados e alguns fatos que marcaram a construção do canal.
É bem interessante, não da para ir visitar o canal e ignorar esta parte.

Por fim, assistimos a um filme de aproximadamente 15 minutos contando um pouco da história do canal. É apresentado em espanhol e inglês, em sessões alternadas.

Outras formas de fazer o passeio
É também possível visitar o Canal do Panamá de barco. Várias agências oferecem passeios que duram desde 3 horas até 8 horas e meia, tais como a Canal and Bay Tours, a Viator e a Panamatours, só para citar algumas. Como não utilizamos o serviço de nenhuma delas, não podemos opinar.
Para os mais radicais, há a possibilidade de fazer o passeio de caiaque pelo canal. A Panamatours oferece a possibilidade. Para mais detalhes, clique aqui.

Veredito final
É um passeio indispensável para quem visita a cidade pela primeira vez. Pode ser um pouco decepcionante para aqueles que vão com grandes expectativas, pois de perto a obra não parece ser tão grandiosa assim. Entretanto, as dificuldades para concebê-lo e sua importância estratégica para o comércio internacional justificam a visita.
O Dudu gostou bastante do passeio e ficou bastante impressionado com o tamanho dos navios.

Dudu no Canal do Panamá
Informações úteis
Como chegar:
- de carro: a melhor maneira de chegar até lá é de carro. Se você não tiver alugado um, pegue um táxi e combine previamente o preço com taxista;
- de ônibus: os ônibus saem do Terminal Nacional de Transporte de Albrook em direção a Gamboa-Paraíso. Para saber onde descer, é só pedir para o motorista lhe deixar na parada das eclusas Miraflores.

Dias e horários de abertura
Aberto diariamente, inclusive feriados.
A bilheteria fica aberta as 9:00 às 16:30. O museu, lanchonetes e loja de souvenir ficam abertos das 9:00 às 16:30. O restaurante fica aberto das 12:00 às 23:30.

Valores
Para estrangeiros, o valor do ingresso é US$ 15.00 (adultos) e US$ 10.00 (crianças).