domingo, 29 de setembro de 2013

Um passeio pelo Casco Antiguo da Cidade do Panamá

Após a destruição da cidade, que foi saqueada por piratas ingleses a mando de Henry Morgan em janeiro de 1671, a Coroa Espanhola ordenou sua reconstrução em uma pequena península cercada de arrecifes que ficavam expostos quando a maré estava baixa, o que dificultaria a aproximação das embarcações inimigas. Esse pedaço da Cidade do Panamá é conhecido como Casco Antiguo ou Viejo.
Com ruas estreitas de pedra e construções charmosas, esse pedacinho da cidade certamente encantará a todos que o visitarem.

Vista do Casco Antiguo

Em 4 horas é possível visitar as principais atrações do Casco Antiguo com calma. Como o clima no Panamá é muito quente e úmido, vale evitar fazer o passeio nos horários de sol forte.
Infelizmente, quando fui à Cidade do Panamá o Casco Antíguo estava em obras, com a maioria das igrejas fechadas para restauração. Várias ruas estavam interditadas, tornando complicada a vida dos que se aventuram a ir até lá de carro.
Um bom lugar para dar início ao passeio é a Plaza Mayor (ou de la Catedral). Lá tem um quiosque de informações turísticas. Fui lá em busca de um mapa para me ajudar a encontrar as principais atrações, só que que não havia. A funcionária se mostrou pouco interessada em sanar as minhas dúvidas. Sorte que eu tinha levado uma lista com os locais que iria visitar e fui perguntando para os locais onde que ficava a atração que queria ver.
Para facilitar a vida de quem vai fazer um tour por conta própria pelo Casco Antiguo, elaborei uma lista com as principais atrações.

Praças
Plaza Francia
Construída em homenagem à França, primeiro país que se aventurou na construção do Canal do Panamá. Uma série de bustos de figuras encarregadas das obras do projeto de construção do Canal do Panamá são o ponto característico da praça.

Plaza Bolívar
Leva esse nome em homenagem a Simón Bolívar, que escolheu a cidade como sede de seu Congresso Anfictiônico de 1826. Bem no meio da praça destaca-se um momento ao herói das guerras de libertação da América Espanhola.
Bares e cafés circundam esta agradável praça, tornando-a uma boa pedida para relaxar no fim da tarde.

Plaza de la Catedral
Também conhecida como Plaza Mayor, é nela que está localizada a catedral Metropolitana Santa María La Antigua.
Foi nesta praça que os líderes da época escolheram para anunciar a independência panamenha da Espanha em 28 de novembro de 1821.

Plaza  Herrera
Leva esse nome em homenagem a Tomás Herrera, figura importante nas lutas de independência para libertar o Panamá do domínio espanhol e que foi chefe de governo durante o período em que o país estava unido à Colômbia. Antigamente servia de palco para as corridas de touros. No centro da praça há uma estátua equestre do general trazida da França.



Praça Bolívar

Praça da Catedral

Igrejas
Catedral Metropolitana Santa María La Antigua
Principal Igreja do Casco Antiguo, ficou pronta em 1796, sendo considerada umas das maiores da América Central. Estava fechada em virtude de serviços de restauração em seu interior.

Catedral Metropolitana


Igreja San Felipe Neri
Destruída por um incêndio em 1756, foi reconstruída no início do século XIX. Esta igreja já funcionou como hospital para sacerdotes doentes, orfanato, asilo para idosos, seminário e hospedagem para estudantes do interior do país.

Igreja Nuestra Señora de La Merced
Em estilo barroco, foi consturída em 1673. Para sua construção foram utilizados materiais resgatados da primeira igreja construída no Panamá Viejo, pois os integrantes da Ordem dos Mercedários decidiram doar os materiais adquiridos para erguer a igreja para cooperar com a construção da muralha da cidade, em virtude do medo de novos ataques piratas. É a única igreja do Casco Antiguo que conserva o teto original.

Igreja San José
Também conhecida como Igreja do Altar de Ouro, em virtude do altar de madeira folheado a ouro. Foi uma das primeiras a ser construída no Casco Antiguo, mas diversos fatores, como incêndios e reformas estruturais, alteraram suas características originais.
Ao sair da Igreja, fui alertada por uma vendedora da lanchonete ao lado a não continuar caminhando para o lado esquerdo, pois, segundo ela, seria perigoso.

Igreja San José


Igreja de Santa Ana
Leva esse nome em homenagem ao Conde de Santa Ana, Mateo de Izaguirre, que ajudou no projeto de construção da igreja em 1751. Foi destruída no incêndio de 1854, ficando em ruínas por um longo período. No século XX passou por uma reforma, a qual lhe conferiu as feições atuais.

Convento de Santo Domingo
Destruído por um incêndio no século XVIII, se diferenciava das demais igrejas pelo fato de possuir uma nave única. Aqui funciona o Museu de Arte Sacra. Durante minha visita estava fechado para restauração.

Companhia de Jesus
Em sua composição arquitetônica se destacam vários nichos em forma de caracol, que representam a riqueza marinha do Panamá.
O convento original foi destruído no incêndio de 1737. Logo em seguida, em 1741, foi construída a ala sul para abrigar um colégio que posteriormente se converteria na primeira universidade do Panamá, a Real e Pontifica Universidade de San Javier, que foi fundada em 1749 graças à ajuda recebida do Bispo Francisco Javier de la Luna Victoria y Castro. Em 1767, a ordem foi expulsa das terras espanholas.
No ano de  1781 um incêndio destruiu a fachada principal e em 1882 um terremoto deteriorou mais ainda seu estado.

Outras atrações
El Arco Chato
Construído em meados do século XVIII como parte da Igreja de Santo Domingo. Trata-se de uma estrutura grande e pesada que resistiu desde a época colonial até 2003, quando desmoronou, fato surpreendente por não contar com reforços de ferro. Foi reconstruído em 2006.

Arco Chato

Museu do Canal Interoceânico do Panamá
Neste edifício morou Ferdinand de Lesseps, responsável pelo Canal de Suez e que tentou, sem sucesso, construir o Canal do Panamá.
O museu abriga uma série de documentos históricos importantes, tal como o Tratado Torrijos-Carter, assinado em 1977, que garantiu ao Panamá o controle do canal a partir de 1999, bem como uma coleção de selos e moedas, que ocupa um andar inteiro.
As informações estão todas em espanhol. A entrada custa US$ 2.00. É possível alugar audioguias em inglês por US$ 5.00.

Teatro Nacional
Em estilo neoclássico, foi concebido pelo arquiteto italiano Genaro Ruggieri, tendo sido inaugurado em 1908.

Teatro Nacional


Paseo Esteban Huertas
Leva esse nome em homenagem ao general colombiano que apoiou a revolução que culminou na separação do Panamá da Colômbia.
Trata-se de um corredor encoberto por plantas que abriga diversas barraquinhas de artesanato. É possível encontrar bonecas, chapéus, bijuterias, roupas, telas, etc.

Paseo Esteban Huertas

Tentei colocar aqui algumas das principais atrações do Casco Antiguo com breves informações sobre cada uma delas. No entanto, caminhar sem rumo por suas ruas estreitas já é um grande passeio. Suas construções com sacadas floridas são atrações que por si só já compensam a visita.








Onde comer/beber
O Casco Antiguo possui diversas opções de bares e restaurantes. Vou citar aqui os recomendados por Riolando, nosso guia na Cidade do Panamá.

Diablicos
Almoçamos aqui no primeiro dia do nosso tour. De entrada pedimos patacones recheados de marisco, muito bom. Os pratos são individuais e bem grandes. Apesar de não terem um kids menu, ofereceram para o Dudu uma opção de tirinhas de frango com batatas fritas. Gostamos do atendimento, bem atencioso.
Fica na rua San Felipe. Para acessar o site, clique aqui.

Diablicos


La Rana Dorada
Trata-se de uma microcervejaria. Como visitei o Casco Antiguo pela manhã, acabei não conhecendo. Mas já está na lista para minha próxima visita.
Para acessar o site, clique aqui.

Granclement
Para espantar o calor, nada melhor do que tomar um sorvete. Fica próxima ao Diablicos. Dá para almoçar lá e pedir a sobremesa aqui. Para ver a variedade de sabores, clique aqui.

Sorveteria Granclement

Avaliação final
O Casco Antiguo é, para mim, a grande atração da Cidade do Panamá. Apesar de estar passando por reformas, há uma grande quantidade de prédios já restaurados, tornando sua visita indispensável.











Nenhum comentário:

Postar um comentário