segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Diário de Viagem: Cidade do Panamá (dia 2)

Acordamos recuperados do pancadão do dia anterior. Descemos para tomar café da manhã. O do Hard Rock Hotel não decepciona, oferendo grande variedade de frutas, sucos naturais, vários tipos de pães, cereais, etc. Nada melhor do que começar o dia com fartura à mesa.
O restaurante no qual é servido o café da manhã é enorme, com duas alas distintas em que são servidas as mesmas coisas. Apesar de bastante movimentado conseguimos pegar um mesa. Os itens eram repostos antes mesmo de acabarem e não notamos aquela bagunça peculiar aos hotéis muito movimentados.

O Riolando nos buscou no hotel para iniciarmos nosso segundo dia de passeios na cidade do Panamá. Nossa primeira parada do dia foi no Panama Viejo, parte da cidade que concentra os resquícios da antiga Cidade do Panamá antes dos incêndios que a devastaram.
O ideal é visitar o Panama Viejo no início da manhã, pois anda-se bastante e a temperatura é mais amena. É importante também ir com um guia, pois do contrário aquele monte de ruínas podem não fazer nenhum sentido. Nada melhor do que ter alguém para ir contando a História daquele lugar e como a intervenção humana contribuiu para que tudo ficasse do jeito que está atualmente.

Panamá Viejo

A Cidade do Panamá foi o ponto de partida para as expedições que conquistaram o Peru e serviu de rota para o escoamento das riquezas provenientes da Costa do Pacífico.
Em 1671 sofreu um ataque pirata capitaneado pelo inglês Henry Morgan. Por medida de segurança, o general Don Juan Pérez de Guzmán ordenou a evacuação da cidade e o saque dos depósitos de pólvora, o que acarretou o incêndio que a destruiu.
O que vemos hoje em dia são as ruínas da antiga Cidade do Panamá, que foi convertida em Patrimônio Mundial pela Unesco em 1997. Para saber um pouquinho mais da História do Panama Viejo, acesse o site da Unesco.
Escavações estão sendo feitas em vários pontos do Panamá Viejo. Além disso, um a obra de recuperação da Plaza Mayor está em curso, tendo como proposta recuperar a configuração original da praça.
Com a construção da Via Cincuentenario, que faz parte do projeto de preservação do patrimônio histórico, ocorreu a proibição tráfego de veículos no Panama Viejo.

Panama Viejo livre dos veículos

De lá seguimos para o Museu Panama Viejo, que fica na Avenida Cincuentenario. O museu, apesar de pequeno e sem grandes atrativos, traz informações sobre os primeiros habitantes do Panamá e a chegada dos espanhóis. Uma maquete nos possibilita visualizar como era o Panamá Viejo antes de ser destruído pelos incêndios.

Aula de História in loco

Optamos por almoçar na Praça de Alimentação do Multiplaza Pacific Mall, o shopping mais chique na cidade. Louis Vuitton, Cartier, Salvatore Ferragamo, Chanel e Hermès, dentre outras, marcam presença. Mas essas marcas europeias são caríssimas no Panamá, não compensa comprar não, a não ser para quem tem muito $$$ sobrando.
Se você for comprar no Multiplaza, não esqueça de fazer o seu Panama Shopping Card, que dá descontos em lojas selecionadas que podem chegar a 15%. Para fazer basta apresentar o passaporte.

Multiplaza e suas lojas chiques

Fomos para a praça de alimentação, que é bem grande e com opções para todos os gostos: Taco Bell, KFC, Mac Donald's, Burger King, Subway, Quiznos, só para citar alguns. Para quem quer almoçar de verdade o Tony Roma's é uma boa pedida.
Para as crianças tem um trenzinho que dá uma volta no andar térreo do shopping. É uma boa pedida para os pequenos descansarem um pouco.Custa US$ 1.00 a volta.

Dudu no Multiplaza

Aproveitamos para olhar os preços dos tênis e roupas de corrida. Apesar de os preços dos tênis serem similares aos dos EUA, os últimos lançamentos ainda não tinham chegado ao Panamá. Já o preço das roupas não estavam tão bons não, comprei apenas dois shorts de corrida e uma camiseta. Já o marido encontrou algumas regatas baratas. A loja que mais gostamos foi a Sportline America.
Gostamos da loja de departamento Felix Maduro. Os preços dos brinquedos estavam bons comparados aos do Brasil.
Em seguida fomos visitar o Canal do Panamá. Antes de rumar para lá é bom verificar a programação dos navios para não correr o risco de chegar lá e só encontrar embarcações menores atravessando o canal.
Nesse post aqui contamos como foi nossa visita e fornecemos algumas informações básicas sobre o Canal.

Canal do Panamá

Após nossa visita ao Canal do Panamá passamos no Albrook Mall, o maior shopping da Cidade do Panamá, pois queria comprar minha câmera Go Pro. Comprei na Panafoto, uma rede de lojas de produtos eletrônicos com vários endereços na cidade. Mas não achei os preços de eletrônicos no Panamá bons não. A minha Go Pro, por exemplo, saiu US$ 49.00 mais cara do que em Aruba e Curaçao, por exemplo.
É um shopping muito grande e, como não queríamos fazer compras, não ficamos muito tempo por lá. Tudo o que precisávamos era voltar para o hotel curtir a piscina e testar a Go Pro.