quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Blogagem coletiva: As viagens da minha infância

Em homenagem ao Dia das Crianças, a galera do grupo Viagens em Família do Facebook agitou uma blogagem coletiva para comemorarmos o dia 12 de outubro em grande estilo. O tema escolhido foi "As viagens da nossa infância".
Essa é a primeira vez que participo de uma blogagem coletiva. Portanto, este post tem um gostinho todo especial.

Infância boa!

A primeira dificuldade  foi encontrar fotos, especialmente as das minhas primeiras viagens. Infelizmente, muitas se perderam pelo caminho.
Minha primeira viagem foi aos 6 meses, para Fortaleza. Minha mãe foi participar de um Congresso ou Jornada Norte-Nordeste de Anestesiologia (nem ela lembra direito) e levou minha vó e eu a tiracolo. Enquanto ela ia para as palestras eu fiquei com a vovó na piscina do hotel.
Aliás, minhas viagens de infância até os 12 anos de idade estavam diretamente relacionadas às participações da minha mãe em Congressos. Foi assim que visitei Belém, Natal, Fortaleza, Florianópolis, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, dentre outras.

Santa Catarina (1986)

O fato de ter familiares pulverizados pelos 4 cantos do Brasil também contribuiu para fomentar minha alma viajante.
Independentemente do lugar que fossemos, na volta sempre fazíamos um pit stop em Brasília para visitar minha tia e primos. E minha afeição pela cidade era tamanha que no futuro me mudaria para a capital federal para fazer faculdade e ficaria por lá por 10 anos.
Nossa, e como minhas idas a Brasília eram boas. Eu era super paparicada por meus tios e primos. Meus programas favoritos eram ir ao zoológico e brincar na divertilândia do Park Shopping. Naquela época minha tia morava no Guará II, e lembro bem até hoje que os jardins da rua dela eram repletos de girassóis e flores dente-de-leão. Eu catava um monte só para ter o prazer e assoprar e ver as pétalas voando. Eu era tão chata para comer que meu tio inventou uma tal de "sopa de Papai Noel" para que eu comesse a dita cuja. Dizia que toda criança que comia a sopa ganhava presente de Papai Noel na noite de Natal. Tolinha eu. Na verdade era uma sopa de cebola com alho poró.

Eu e meu primo Fernando no zoo de Brasília (1982)

Também ia com frequência a Vila Velha (ES) visitar uma prima muito querida que se mudou para lá depois do casamento com um capixaba. Eita farra boa. Além das idas à praia, adorava visitar a fábrica de chocolates Garoto. Por mais que pudesse comprar os chocolates no supermercado, eu dizia que não era a mesma coisa só para ir lá e sentir o cheirinho. Embora fosse chata para comer, não consigo me esquecer da deliciosa moqueca do restaurante Stragalar (saudades!). Ah, e não posso esquecer das compras nas lojas pronta-entrega da Glória. 
Outra parada obrigatória nas nossas andanças era o Rio de Janeiro. Minha mãe fez residência médica lá e tinha verdadeira paixão pela cidade. Por mais que o Rio tivesse mil atrativos, o que eu mais gostava mesmo era de ir ao Barrashopping namorar as roupas do Bicho Comeu. Que garota da minha idade não amava a Xuxa naquela época, heim?
O ano de 1992 representou um marco nas nossas viagens. Finalmente me tornaria uma pessoa internacional. Nosso primeiro destino no exterior foi Orlando e Miami, com um mini-cruzeiro para as Bahamas. Fomos numa excursão que saiu daqui de São Luís mesmo. Fiquei encantada com tudo, mas o que mais gostei foram as montanhas russas do Bush Gardens. 
Pronto, fomos picados pelo mosquito das viagens e não paramos nunca mais.

Canadá (1995)

Em 1994 completei 15 anos e minha mãe me perguntou se iria querer uma festa. Adivinhem o que respondi? Não, quero uma viagem para a Europa. E lá fomos nós, numa daquelas excursões malucas que passam por milhares de cidades. Foram 33 dias muito intensos e deliciosos.


Eu em Paris (1994)

Em 1996 consegui convencer minha mãe a me deixar fazer um intercâmbio na Inglaterra. Nunca achei que ela deixaria, pois eu era filha única e superprotegida. Depois de muita negociação embarquei na minha primeira experiência solo.


Intercâmbio na Inglaterra (1996)

Vivi momentos maravilhosos, aprendi a cuidar de mim, me virar e ser mais responsável. Adquiri experiência e muitos quilos extras (as fotos não mentem!). Voltei com uma única certeza: o mundo é grande demais para ficarmos no mesmo lugar.
Fizemos outras viagens empacotadas, sendo que a última foi para a Turquia, Grécia e Egito. Essa excursão marcou um fim de um ciclo, da minha adolescência e de um estilo de viagem mais acomodado. Daqui pra frente tudo seria diferente, mas isso é assunto para uma próxima blogagem coletiva, quem sabe!

Egito (1998)


Participam dessa blogagem coletiva:
1. Cláudia Rodrigues Pegoraro - Felipe, o Pequeno Viajante
2. Karen Schubert Reimer - As Aventuras de Ellerim Viajante
3. Francine Agnoletto - Viagens que Sonhamos
4. Thyl Guerra - Viajando com Palavras
5. Marcia Tanikawa - Os Caminhantes
6. Adriana Pasello - Diário de Viagem
7. Sut-Mie Guibert - Viajando com Pimpolhos
8. Andrea Barros - Do RS Para o Mundo
9. Andrezza Trivillin - Andreza Dica e Indica Disney
10. Patricia Papp - Coisas de Mãe
11. Camila de Sá Marquim - Na Viagem com Camila
12. Débora Segnini - Gosto e Pronto
13. Débora Galizia - Viajando em Família
14. Aryele Herrera - Casa da Atzin
15. Andréia Mannarino - Mistura Nada Básica
16. Tatiana Dornelles - Destino Mundo Afora
17. Manu Tessinari - Cup of Things
18. Valéria Beirouth - It Babies
19. Luciana Misura - Colagem
20. Erica Piros Kovacs - Viagem com Gêmeos

















11 comentários:

  1. Adorei! Realmente, não tinha como ser diferente, todas as blogueiras que participaram contando suas histórias de viagem, têm, desde pequenas, o espírito nômade... rsrsrs
    Muito bom conhecer um pouco mais de cada pessoa do nosso grupo tão bacana!
    Ah! Quando eu estava separando as minhas fotos, não achei uma que tirei em Lages também soprando dentes de leão... Era bom demais!
    Conhecia Vitória/ES já adulta, estava grávida de 4 meses do meu primeiro filho, mas tenho que comentar que adoro uma moqueca de camarão... Passei duas semanas lá e engordei 5 Kg, para desespero da minha médica... rsrs
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria, foi um sufoco achar essas fotos. Até os 12 anos fui todos os anos para Brasília, mas só achei as de 1982. Do Rio, não achei nenhuma. Mas essa blogagem coletiva deu o impulso inicial para que eu procure as fotos e as escaneie. Ah, moqueca de camarão é tudo de bom, heim. Também tinha fotos com uma dente-de-leão, mas não achei. Sem falar nas fotos da Disney, que não sei onde foram parar.
      Abraço

      Excluir
  2. Que bacana ver que a sua mãe era uma profissional que levava a filha junto nas viagens, belo exemplo! :-) E delícia o intercâmbio, acho que todo adolescente tinha que poder fazer um!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os congressos eram bom demais. Eu ficava super feliz com os jabás que a mama ganhava. Tinha de tudo, até redoxon, rsrs. E também acho intercâmbio fundamental. Vai bater um medinho na hora de deixar o Dudu ir, mas sei que vai ser importante para o amadurecimento dele.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amanda!!!

    Que légal suas "viagens"......me fez rir com "O Bicho comeu", rsrsrsrsr
    Tu também sonhava em ser Paquita? rsrsrsrsr...que fase!!

    Sabe que eu nunca me interessei por intercambia? Só queria entrar pra faculdade, me formar, casar, trabalhar...achava perda de tempo...bobinha, eu!!!! Hoje eu trocaria tudo por 3 meses de curso no exterior!!! O Dôdo vai com certeza.....mas bem provavel que a mãe vá junto, rsrsrs

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ih, Fran, até que eu era realista na época. Sabia que não ia rolar ser paquita, rsrs! Então me contentava com as roupas mesmo e fingir em casa que eu era a Xuxa. Nossa, esse intercâmbio vou um divisor de águas na minha vida. Se não fosse por ele talvez não tivesse saído para fazer faculdade em Brasília. Desde os 11 anos queria ser diplomata, então já tinha uma estratégia na minha cabeça: fazer Relações Internacionais em Brasília. Mas o mundo dá muitas voltas, acabei casando e fiquei por aqui mesmo, rsrs.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Amanda
    Já tinha lido seu post faz um tempo, mas não tinha conseguido deixar um comentário. Mas não podia deixar de parabenizar pelo post. Suas viagens foram ótimas! Sabe que uma frustração da minha vida foi não ter feito intercâmbio. Estava tudo certo, até que meu pai desistir de me deixar ir. O Fantástico resolveu passar um reportagem só com problemas que intercambistas passaram e ele ficou medo. Filhinha de papai, sabe? rsrs Mas imagino que seja maravilhoso e um divisor de águas msm na vida do jovem. Adorei saber das suas viagens de infância.
    Bjs
    Thyl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thyl, minha mãe também estava com muita neura. Inicialmente fiquei no alojamento da escola, pois minha mãe tinha medo de eu cair numa família perturbada. Mas depois de 3 semanas decidi me mudar para uma casa de família, pois no alojamento tinha muitos estrangeiros, sobretudo espanhóis, e eu correria o risco de aperfeiçoar o espanhol e não o inglês. Foi muito bom, ainda mais para alguém como eu, filha única, e superprotegida pela família. Fez toda a diferença.
      Beijos

      Excluir
  6. Oi Amandinha !
    Adorei esse seu post nessa blogagem coletiva. Super demais a frase : 'o mundo é grande demais para ficarmos no mesmo lugar '. Exatamente como penso...temos que ir lá e conferir, se deslumbrar, se surpreender.
    Pelo que já percebi do Dudu ele vai se realizar também com o intercâmbio...acho que ele herdou o espírito aventureiro da mãe.
    Parabéns pelo relato. Muito legal !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliane, quando chegar a hora vai bater aquele medinho natural de mãe, mas vou deixar ele ir sim. Acho que se eu não tivesse feito aquele intercâmbio, naquele momento, muita coisa seria diferente. E o seu, vai deixar ele ir também?
      Beijos

      Excluir