domingo, 21 de julho de 2013

Uma visita ao Curaçao Sea Aquarium e Dolphin Academy

Eis que chegou o dia mais esperado das nossas férias. Foram meses de expectativa por parte do Dudu, que todo dia não cansava de me perguntar: "Mãe, faltam quantos dias para eu nadar com os golfinhos?"
Inicialmente, cabe destacar que a visita ao Sea Aquarium e os programas com golfinhos são independentes. Você pode ir somente para visitar o Sea Aquarium. Mas caso você faça algum dos programas com golfinhos, a entrada no Sea Aquarium já está inclusa.

Dudu no encontro com golfinhos

A reserva
Tentei fazer a reserva pelo próprio site da Dolphin Academy (clique aqui), mas não consegui finalizar o processo, pois sempre dava erro logo após inserir os dados do cartão de crédito.
Fizemos a reserva, então, no nosso hotel, o Renaissance, sem custo adicional. Pagamos apenas um adiantamento de US$ 10.00 por pessoa, obrigatoriamente em espécie. O restante deveria ser pago na Dolphin Academy no dia do programa.

Serviço de Shuttle
É disponibilizado traslado gratuito hotel/Dolphin Academy e Dolphin Academy/hotel para hóspedes de hotéis selecionados (Hilton, Floris Suite, Marriott, Clarion, Holiday Beach, Renaissance, Kura Hulanda, Plaza, Ávila, Chogogo, Papagayo, Linvingstone Jan Thiel e Morena Resort).
Ressalto que o referido serviço não é diário. Para os hóspedes do Renaissance, o transfer era oferecido às segundas-feiras, quintas-feiras e sábado, com saídas às 7:20 e 10:50 e retornos às 11:30 e 16:15.
Marcamos nosso programa com golfinhos para um sábado, dia no qual o transfer seria oferecido. No entanto, um pouco antes da hora marcada me dirigi à recepção do hotel para perguntar se deveria esperar do lado de fora e fui informada de que naquele dia o serviço de transfer havia sido cancelado. Como tinha alugado um carro, não estressei muito não. Mas também havia outras pessoas que estavam sem carro e foram reclamar com a agente que fez as reservas, que prontamente se dispôs a resolver o problema do transfer e conseguiu uma minivan para levar-nos à Dolphin Academy.

A Dolphin Academy
Inaugurada em maio de 2002, a Academia de Golfinhos está situada no Sea Aquarium de Curaçao, e oferece a oportunidade de interagir com essas fofuras na lagoa do parque ou em mar aberto.
Os primeiros golfinhos foram trazidos de Roatan, em Honduras. Atualmente, a Dolphin Academy abriga 20 golfinhos.
Segundo informado no site, a Dolphin Academy abre 365 dias por ano, das 8:00 às 17:00.

Dolphin Academy

Os programas oferecidos pela Dolphin Academy
A Dolphin Academy oferece cinco programas diferentes com golfinhos:
1) Encontro com golfinhos, com duração de 15/20 minutos, que permite que você acaricie o golfinho e receba algumas instruções acerca do corpo e comportamento do golfinho. Custa US$ 99 por pessoa. Crianças de 1 a 4 anos pagam US$ 50;
2) Natação com golfinhos, com duração de cerca de 30 minutos. Neste programa você pode nadar com os golfinhos, bem como apreende a dar comandos para que eles cantem, girem, acenem, etc. Custa US$ 174 por pessoa;
3) Mergulho livre com golfinhos, com duração de cerca de 30 minutos e feito com snorkel. Proporciona um passeio dorsal submarino. Valor US$ 184 por pessoa;
4) Encontro com golfinhos durante o mergulho, com duração aproximada de 30 minutos. Neste caso, o mergulho é feito com cilindro, e as crianças devem ter pelo menos 10 anos para participar. Valor do programa disponibilizado mediante consulta;
5) Mergulho com golfinhos em alto mar, com duração de cerca de 45 minutos. Neste programa os golfinhos deixam a lagoa e vão para o oceano. As crianças devem ter pelo menos 12 anos para participar e o os valores são fornecidos mediante consulta.

Dolphin Academy

Optamos pelo encontro com golfinhos, pois o Dudu aprendeu a nadar a pouco tempo e talvez não aproveitasse tanto a natação com golfinhos. Ele foi com o papai e eu fiquei do lado de fora para registrar tudo.
Cabe registrar que aqueles que optarem apenas pela visita ao Sea Aquarium não tem acesso aos programas com golfinhos, não podendo visualizar a interação. Como meu filho iria participar de um dos programas, recebi uma pulseira azul para poder ter acesso às lagoas dos golfinhos. Mas o show de golfinhos está incluso no ingresso do Sea Aquarium, não vamos confundir!
Para obter mais informações obre os programas com golfinhos, clique aqui.

O encontro com golfinhos
O encontro com golfinhos ocorre em três horários: 8:00, 11:00 e 14:00. Se você optar por um dos dois primeiros horários e for usar o serviço de shuttle, vale ter mente que o translado ocorre às 7:20 da manhã. 
Optamos pela última opção e não nos arrependemos, pois deu para visitar o Sea Aquarium tranquilamente antes do encontro.

Dudu no encontro com golfinhos

Na hora marcada entramos no auditório para ver uns filmes sobre golfinhos e sobre a estória de uma baleia que foi temporariamente "adotada" pela Dolphin Academy para cuidados e que depois não se adaptou à vida em seu habitat natural, tendo sido transferida para o Sea World de San Diego. 
Depois do vídeo aqueles que iam participar o encontro foram levados, enquanto que os que iam apenas observar permaneceram por mais alguns minutos no auditório.
O tão esperado momento começou, então, atrasado, por volta das 14:45.

Encontro com golfinhos

Dudu e o selinho

É realmente um momento mágico ver aqueles animais bem de pertinho. E olha que nem participei do encontro, apenas fiquei observando para poder registar tudo.
O Dudu adorou o encontro, ficou bem a vontade ao lado do bichano e não queria parar de ficar passando a mão no corpo do golfinho.

Dudu 

A instrutora passa alguns comandos e o golfinho dá as nadadeiras para você segurar, dá beijo no rosto, selinho e faz pose para foto nos braços dos participantes.
Apesar de ter tirado várias fotos, as dos fotógrafos oficiais ficaram infinitamente melhor que as minhas. Quem não quiser mais um gasto extra, é melhor passar batido e nem vê-las, pois se o fizer vai querer levar pelo menos uma. Uma foto impressa custa US$ 15.00, duas US$ 20.00. Quem preferir pode optar por 4 fotos por US$ 40, que são fornecidas junto com um pen drive de 8 GB. Perguntei se caso eu tivesse o pen drive ficaria mais barato e a resposta foi negativa. Como achei as fotos lindas e queria fazer um quadro com a foto, fiquei com a última opção. No pen drive, além das fotos que escolhi, vieram algumas extras, mas com o "carimbo" da Dolphin Academy.

Dolphin Academy

O Sea Aquarium de Curaçao
Aberto em 1984, o Sea Aquarium de Cuaraçao conta com diversas atrações que agradam não apenas aos baixinhos, mas também aos adultos. O fato de estar praticamente "dentro" do oceano permite o bombeamento contínuo de água do mar para os aquários, além de conferir uma atmosfera mais relax ao parque.

Entrada do Sea Aquarium

Com exceção do auditório e das 2 lojinhas de souvenir, que são climatizados, o parque é todo aberto. Além disso, nas piscinas onde ocorrem os shows com leão marinho e golfinhos, as arquibancadas são descobertas. Portanto, vale caprichar no protetor solar.

Arquibancadas descobertas no show de golfinhos

O que fazer no Sea aquarium?
O aquário é bem pequeno e as atrações bem próximas umas das outras. No entanto, quem preferir pode se juntar a uma das 3 visitas guidas oferecidas diariamente, com início às 9:00, 11:00 e às 14:00. A vantagem de acompanhar as visitas guiadas é que podemos aprender um pouquinho mais sobre a vida dos animais, sem falar que não é preciso consultar o mapinha do parque a todo instante para saber qual é e onde fica a próxima atração.
As atrações do aquário são:
1) Alimentação de tubarões (9:00 - 9:30; 12:30 - 13:00; 15:10 -15:40). Após serem alimentados pelos instrutores, os tubarões ficam paradinhos em uma parte mais rasa da piscina. Os expectadores fazem fila para fazer carinho no bichano.

Tubarões

Plateia forma fila para fazer carinho no tubarão

2) Show com leões marinho (9:45 -10:20; 11:45-12:20; 15:45-16:20). Chegamos um pouquinho atrasados e não achamos lugar para assistir o show. A arquibancada é minúscula, não cabe nem metade dos espectadores. Quem quiser garantir um bom clique é melhor se apressar.

Arquibancada acanhada, e improvisada, do show com leões marinho

3) Show com golfinhos (10:30 - 11:00; 13:30-14:00; 16:30-17:00). Com certeza a grande atração do Sea Aquarium. Os golfinhos atendem aos comandos dos instrutores e fazem nado sincronizado, dançam, fazem piruetas, etc.

Show com golfinhos


Show com golfinhos

4) Passeio pelo aquário (11:00 - 11:45; 11:00 - 11:15; 14:30 - 14:50). Aqui é possível ver diversas espécies de peixe, bem como interagir com ouriços do mar, estrelas do mar, etc. Vale a pena tomar cuidado com o caramujo, pois ele pode esguichar água de repente. Um garotinho local estava perturbando o caramujo e levou um esguicho d'água na cara. Ficou tão assustado que caiu no chão.

Caramujo e sua concha

Deve-se tomar cuidado, também, com os ouriços. Dudu foi pegar um e um espinho entrou na mãozinha dele. Mas o staff do aquário providenciou água morna e rapidinho parou de reclamar de dor.

Peixe leão

5) Flamingo e amigos (11:15 - 11:40; 14;00 - 14:30). Hora de alimentar os flamingos, pelicanos e tartarugas.

Flamingo

6) Encontro com arraias (11:45 - 12:15; 13:00 - 13:20; 14:50 - 15:10). Momento de alimentar as arraias.
É uma delícia passar a mão no corpo das arraias, elas são bem lisinhas e macias.

Arraia
7) Filme sobre golfinhos (12:15 - 12:30; 14:00 - 14:15).

Informações úteis
Valores: US$ 21 adultos e US$ 11 crianças. Vale lembrar que quem vai fazer um dos programas com golfinhos não precisa pagar para entrar no Sea Aquarium.
Horário de abertura: diariamente, das 8:00 às 17:00. Venda de tickets até as 16:00.
Para acesso ao site, clique aqui.

Sea Aquarium


9 comentários:

  1. Oi Amanda,
    Eu adorei o seu relato, mas eu ainda tenho algumas dúvidas!
    Eu e a minha família vamos ficar no Renaissance Curaçao e foi muito útil a informação sobre o transfer do hotel para o Sea Aquarium.
    Nós vamos conhecer o Sea Aquarium, e então, terá que ser numa segunda, já que nós chegaremos no sábado a noite.
    E eu apenas quero fazer o encontro com os golfinhos no Dolphing Academy.
    O que você recomenda?
    Pegar o transfer do hotel às 7h20, pagar pelo tour guiado no Sea Aquarium (quanto custa, $21 também?) e às 14h fazer o encontro?
    E qual o horário para almoçar? Tem opções? Qual a média de preço?
    Desde já eu agradeço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angel,
      Quando fomos ao Sea Aquarium, em julho do ano passado, o transfer era gratuito para famílias com membros que iriam participar do encontro com golfinhos. No meu caso, apenas meu marido e meu filho participaram, mas eu não precisei pagar. Na van que nos levou ao Sea Aquarium deu confusão, pois 2 pessoas que não iriam participar do encontro aparentemente não tinham sido informadas disso pela agência do hotel que vendeu os passeios e foram cobradas depois pelo motorista da van. Mas parece que depois de algumas ligações conseguiram resolver o problema. Se você for participar do encontro com golfinhos já está incluída a entrada com o tour, não precisa pagar um ingresso extra (pelo menos era assim no ano passado). Não fiz o tour guiado pois quando chegamos o tour já tinha começado e não queríamos esperar pelo próximo. Se você perder o tour guiado não vai fazer muita falta não, pois o parque é bem pequeno e fácil de explorar com a ajuda do mapa que eles distribuem na recepção. As opções para almoçar são bem fracas, acabamos optando por fazer um lanche mesmo. Cachorro quente, batata e refrigerante. Não lembro dos valores, mas os preços lá são meio caros. O horário para almoçar é livre. Acho que quem participa do tour guiado almoça ao término do mesmo, antes do encontro para aqueles que forem fazer o das 14 hrs. Optamos pelo encontro das 14 por medo de perder o primeiro do dia, pois nosso filhote dá um pouco de trabalho para acordar cedo.
      Qualquer outra dúvida é só perguntar.
      Abraço,
      Amanda

      Excluir
  2. Oi Amanda,
    Obrigada pelo rápido retorno!
    Bom, sendo assim, eu acho melhor pegar um táxi até lá, já que somos 4 e apenas eu farei o encontro, os demais apenas farão a visita.
    Quanto ao ingresso, sim, é apenas uma entrada, não é acumulativa, pois eu já li em vários lugares, e se eu não me engano, no próprio site.
    Se é fácil andar por lá, então, eu vou fazer por conta própria que cada um faz no seu tempo e pausa para comer quando der vontade.
    Pela sua experiência lá e se não fosse o seu filho, você teria feito pela manhã?
    O que você acha de sair do hotel às 10h (para não ter que acordar muito cedo), pegar o encontro com os golfinhos das 11h, parar para comer e após fazer o tour por conta própria?
    No ingresso $21 dá direito ao show dos golfinhos e leão marinho, correto?
    Mas se quiser o beijo do leão marinho também, tem um combo com o golfinho, que é um preço ainda mais elevado, não é isso?
    Obrigada pelas informações!!!
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel, se você fizer algum dos programas com golfinhos você não precisa pagar mais a entrada do Sea Aquarium. No nosso caso, apenas eu paguei os 21 dólares. Meu marido e meu filho pagaram 99 cada, pois participaram do encontro.
      Bem, eu acho o sol muito forte às 14, e se não fosse pelo meu filho teria ido mais cedo sim. Chegaria no horário de abertura, faria tudo e depois participaria do encontro. Vale lembrar que a área dos shows não tem nenhuma espécie abrigo, então pega-se muito sol. No nosso caso, chegamos um pouco antes das 11, fizemos tudo e deixamos o encontro por último.
      Hum, quanto ao beijo do leão marinho, vou te contar o que aconteceu na nossa visita. Eles limitaram a quantidade de pessoas, acho que deixaram apenas umas 10 no máximo dar beijo e tirar foto com o bichano. Vale chegar com antecedência para esse show e pegar um lugar bem na frente se realmente queres beijo e foto com o leão marinho. Além disso, a arquibancada é minúscula, não conseguimos ver quase nada. Aliás, a infra do Sea Aquarium é bem precária.
      Isso, o ingresso de US$ 21.00 dá direito a ambos os shows, mas, como te falei acima, só os primeiros da fila conseguiram beijar o leão marinho. Não sei se existe esse combo que te permite beijar o leão marinho pagando um pouco a mais, na época que fui não tinha. Procurei no site e achei apenas a informação que você pode agendar o encontro com leão marinho (http://www.curacao-sea-aquarium.com/en/activities/additional-activities). Como te falei, não era assim quando fui, bastava ver o horário do show e comparecer.
      Lá na agência que fica dentro do próprio Renaissance você pode tirar essas dúvidas. Aliás, deixei para comprar meus ingressos com eles. Paguei uma parte e o restante no parque. Aí você aproveita para perguntar do transfer, se tem como os outros membros do grupo ir junto sem pagar. Não saberia te informar quanto sairia um táxi até lá, pois alugamos carro em Curaçao e não tenho noção dos preços.
      Abs,
      Amanda

      Excluir
  3. Quanto as entradas e os valores eu sei! :)
    Então eu vou pegar abrindo (vou relembrar o horário de funcionamento no site).
    Eu já havia lido que a infra não é boa, mas que ainda assim vale o pesseio. Eu creio que mais um motivo para chegar cedo, já que qualquer lugar, quanto mais tarde, mais cheio. Eu visito o local, assisto aos shows (golfinhos e leão marinho), e por fim, eu faço o encontro com os golfinhos.
    Eu vou deixar então para comprar no hotel e o táxi até lá é em torno de $50.
    Eu já pesquisei os trechos, pois eu não terei como alugar carro.
    Abs e obd,
    Angélica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Angel. Chegando mais cedo e fazendo as outras coisas antes você não corre o risco de perder o encontro. Divirtam-se!!!

      Excluir
  4. Oi Amanda!

    Como é o lance de tirar fotos? Uma pessoa pode ir e a aoutra fotografar ou pode levar a câmera?

    Estoi indo pra lá pra levar a minha mãe que é apaixonada por eles rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Infelizmente quem não participa do encontro não fica bem pertinho. Dá para ver e tirar fotos, mas vão ser meio de longe. Essa que o golfinho está beijando meu filho comprei deles. As que eu tirei ficaram meio distantes. A quinta foto fui eu que tirei. Daí dá para tu teres uma ideia da distância. Como não queria as fotos impressas comprei um pen drive com 4 fotos do meu filho e que vieram com algumas oficiais de bônus, que usei para ilustrar o post.
      Abraço!

      Excluir