quinta-feira, 13 de junho de 2013

Praga - um passeio pelo Distrito do Castelo de Praga (Hradčany)

Como nos hospedamos aos pés do Castelo de Praga, decidimos começar nossa visita pela parte da cidade conhecida como Hradčany, ou seja, Distrito do Castelo de Praga.

Hradčany by night
Situado na margem esquerda do rio Vltava, o Distrito do Castelo tem como grandes atrações o Castelo de Praga e a Catedral de São Vito.
Começamos nosso passeio pela Hradcanské námestí, ou seja, Praça do Castelo. A maioria das pessoas que visitam Praga negligenciam esta bela praça e vão direto para o Castelo, o que é um pecado, pois a mesma é circundada por belíssimos prédios que merecem a atenção do turista.
Da Praça do Castelo temos essa bela vista da cidade.

Vista de Praga da Praça do Castelo

Bem no centro da praça localiza-se a Mary Column, monumento erguido para celebrar o fim do surto de peste bubônica em 1.714.

Mary Column ao centro

Um dos prédios mais bonitos da praça é o Palácio do Arcebispo, com fachada em estilo rococó. Bem no centro da fachada destaca-se  um enorme brasão.

Palácio do Arcebispo ao fundo

Brasão do Palácio do Arcebispo
Ao fundo da Praça ergue-se o Palácio Toscano. Em estilo barroco, o palácio leva esse nome em homenagem a Gian Gastone de Médici, o Grão-duque da Toscana.

Palácio Torcana

Depois de explorarmos a Praça do Castelo e seu entorno, iniciamos nossa visita ao Castelo de Praga, a maior atração da cidade.

Entrada do Castelo de Praga
De acordo com pesquisas arqueológicas e manuscritos antigos, acredita-se que o Castelo de Praga foi fundado por volta do ano 880 pelo Princípe Borijov. Antigamente habitado pelos reis da Boêmia, hoje funciona como residência presidencial.
O Palácio abriga várias outras atrações,  mas a principal é a majestosa catedral São Vito, maior e mais importante igreja da cidade.
Em estilo gótico, a Catedral de São Vito começou a ser construída em 1344, sob o comando do Rei da Boêmia Carlos IV. A construção foi finalmente finalizada em 1929, exatos mil anos após a morte de São Venceslau, padroeiro da República Tcheca.
Se por fora ela impressiona, por dentro é mais linda ainda.

Catedral de São Vito

Catedral de São Vito

Catedral de São Vito
Catedral de São Vito

O Castelo abriga também a Basílica de São Jorge, igreja mais antiga de Praga, cuja construção remonta ao ano de 920.

Basílica de São Jorge ao fundo

As vistas de Praga do alto do Hradčany são de tirar o fôlego. Praga é realmente uma cidade fotogênica. Não se enganem com o sol, pois estava fazendo muito frio, menos de 1ºC.








Para informações sobre como chegar, clique aqui. Para saber valores e tipos de ingresso, clique aqui.

2 comentários:

  1. Linda mesmo, Viajante! Quero ir durante a primavera ou verão para explorar melhor. Apesar do solão nas fotos, estava muito frio.

    ResponderExcluir