sábado, 8 de junho de 2013

O mercado de Natal de Dresden

Conhecer Dresden nunca esteve na minha lista de prioridades. No entanto, durante o planejamento da nossa viagem ao leste europeu fiquei encantada com a beleza dos mercados de Natal alemães. Comecei a pesquisar a acabei descobrindo que o mercado de Natal de Dresden é o mais antigo da Alemanha e um dos mais belos de todo país.

Mercado de Natal de Dresden de dia

Nosso roteiro inicial não incluía a Alemanha. Pretendíamos visitar Hungria, República Tcheca e Polônia. Entretanto, estudando melhor o mapa da Europa verificamos que Dresden ficava bem próxima à fronteira tcheca. Assim sendo, acabamos incluindo a cidade no nosso roteiro, entre o trajeto de Viena a Praga.
A história do Striezelmarket (mercado de Natal de Dresden) remonta a 1434, e seu nome é um derivado de Hefestriezel, um doce que mais tarde ficou conhecido como Dresden Christstollen (bolo de Natal alemão).


Decoração de uma das barracas de Glühwien
O mercado de Natal de Dresden acontece na parte histórica da cidade, entre a Frauenkirche e a rua Münzgasse. Como nos hospedamos no Holliday Inn Express Dresden City Centre, praticamente tínhamos o mercado a nossos pés.

Vista do nosso quarto no hotel Holliday Inn Express Dresden City Centre
É uma delícia andar pelo mercado. Lá é possível encontrar artigos de decoração de natal, brinquedos de madeira, roupas de frio e bijuterias. Mas o que mais chama a atenção mesmo são as iguarias. Sem falar que é uma delícia tomar vinho quente no inverno. A decoração das barraquinhas é um atrativo a parte. 

Striezelmarket

Carrossel no Striezelmarket

Striezelmarket ao cair da noite

Striezelmarket
Além desse mercado de Natal encontramos vários outros espalhados pela cidade. O clima natalino definitivamente havia tomado conta de Dresden.





No entanto, Dresden não é famosa apenas pelo título de cidade com o mercado de Natal mais antigo da Alemanha. Conhecida como a Florença do Elba, em virtude da conjugação de sua bela arquitetura e belezas naturais, a cidade exala cultura.
O objetivo maior da nossa visita era conhecer o Striezelmarket. Não planejamos visita a museus, óperas ou palácios. Nosso único plano era simplesmente sair desbravando a cidade sem roteiro pré-estabelecido. Seria o nosso descanso dos lerês de Paris, Budapeste, Viena e Praga.
Apesar de Dresden ser maior que Munique, suas grandes atrações estão concentradas no Altstadt, sendo facilmente alcançadas a pé.
Seguem algumas fotos tiradas no nosso passeio a pé pela cidade.

Frauenkirche

Verkehrsmuseum (Museu do Transporte)

Residenzschloss (Palácio Real)

Albertinum

Ponte Augustus 

Prédio da Universidade de Tecnologia

Albertinum

Albertinum

Bem, gostaria de fazer apenas um alerta para aqueles que forem visitar o Striezelmarket. O mercado fica superlotado. Na nossa primeira noite em Dresden, compramos umas comidinhas em uma das barraquinhas e paramos em um cantinho para comermos. Nesse momento de distração conseguiram abrir minha bolsa e surrupiar minha carteira. Até tentei ir ao furgão da polícia que estava estacionado em uma das extremidades do mercado, mas nenhum dos policiais conseguiu me entender. Sorte que só tinha um dos meus cartões de crédito e alguns euros.
Ah, é bom saber o básico de alemão, pois, pela minha experiência, tive a impressão que poucas pessoas falam inglês na cidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário