quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Viena - parte 1

Na minha opinião, Viena é uma das cidades mais subestimadas da Europa. Muitos apenas param  para um pit stop estratégico rumo ao leste europeu, o que é uma pena, pois a cidade tem muito a oferecer para aqueles que resolvem ficar por mais tempo.

Prater
Viena foi a terceira parada na viagem que fizemos em dezembro de 2011. Chegamos de trem, vindos de Budapeste. Descemos na Wien Meidling, a estação mais central à época. De lá até o nosso hotel, o Am Stephansplatz, pegamos um táxi. O trajeto é super rápido e a corrida não custou 11 euros.
A escolha do hotel foi feita levando em conta a localização. Queríamos ficar no Innere Stadt, a parte mais antiga na cidade, que é delimitada pelo Danúbio e pela Ringstrasse. Ficamos paquerando o Am Stephansplatz por um tempão, até que surgiu uma promoção no booking.com e fizemos a reserva. Não nos arrependemos, pois a localização é imbatível, o quarto amplo e confortável, banheiro muito bom e limpo e com um café da manhã farto e bastante variado. Além disso, o quarto não tem carpete, o que é um alívio para os alérgicos como eu.

Hotel Am Stephansplatz - localização mara
O hotel fica na Stephansplatz, uma praça localizada no coração da cidade. A praça leva esse nome em virtude da Catedral de Viena (Stephansdom) estar localizada bem no centro da mesma. Para conhecer mais a fundo a Catedral vale a pena fazer uma visita guiada, disponível todos os dias da semana. Para mais detalhes sobre valores e horários, clique aqui.

Que tal um passeio de carruagem? (Stephansplatz)
Próximo à Stephansplatz fica a Karntner Strasse, uma rua de pedestres super charmosa, recheada das lojas que a mulherada ama. Aqui tem Forever 21, H&M e Zara, uma tentação. A loja da Swarovsky é um show, vale a pena a visita, nem que seja só para olhar e depois tomar uma tacinha de champanhe no Möet & Chandon Champagne Bar, que fica no primeiro andar da loja.

Karntner Strasse

Em nosso primeiro dia na cidade fomos ao Hofburg, que por mais de 600 anos serviu de residência para os soberanos da Áustria. Inicialmente um castelo fortificado, o Hofburg foi sendo ampliado aos poucos pelos imperadores que ascenderam ao poder.
Adentramos o complexo pela Michaelertrakt, uma imponente obra que dá acesso ao Hofburg.

Michaelertrakt

Estátuas de Hércules
O Hofburg é um complexo gigantesco, com mais de 240.000 m². A parte mais antiga do Hofburg é o Alte Burg (Fortaleza Antiga). É lá que estão localizados o Museu Sissi, a Coleção de Prataria Imperial, Apartamentos Imperiais e a Escola Espanhola de Equitação.
Começamos nossa visita pela Silberkammer, que abriga a Coleção de Prataria Imperial.  Vale a pena pegar o audioguia, que é gratuito e está disponível em diversos idiomas (não tinha em português).
Gente, a coleção é linda demais. Quem adora objetos de porcelana que nem eu vai a loucura. Olha só que riqueza!

Após olhar a Coleção de Prataria Imperial é só subir as escadas para chegar ao Museu Sissi, que abriga vários itens pessoais que pertenceram à Imperatriz Isabel da Áustria. Como é proibido tirar fotos no Museu, não coloquei nenhuma para ilustrar o post.
Terminada a visita, continuamos nossa andança pelo Hofburg. Passamos pela Josefsplatz, praça que leva esse nome em homenagem ao Imperador José II e cuja estátua montado em um cavalo ocupa um canto da praça.

Josefsplatz
Em seguida visitamos a Augustinerkirche, uma igreja que possui urnas de prata nas quais estão armazenados os corações de membros da família Habsburgo.
Augustinerkirche
Seguimos rumo à Heldenplatz, praça que testemunhou vários acontecimentos históricos importantes, tais como o anúncio da anexação da Áustria ao Reich por Adolf Hitler em 1938. Nessa praça estão as estátuas equestres do Arquiduque Charles da Áustria e do Príncipe Eugênio de Savóia.

Estátua equestre do Arquiduque Charles da Áustria
Estátua equestre do Priícípe Eugênio de Savóia

Ao fundo da praça se ergue o Neue Burg, edificado no início do século XX, um pouco antes do fim da monarquia. Atualmente abriga a Biblioteca Nacional.

Neue Burg

Prosseguimos nosso passeio rumo ao Parlamento, um prédio imponente em estilo neoclássico. Em frente ao pórtico central destaca-se bela fonte com uma estátua de Athena, deusa da sabedoria.

Parlamento
Em seguida visitamos a Neues Rathaus, um prédio em estilo neo-gótico, sede da prefeitura de Viena. A praça que fica em frente ao prédio é o maior espaço público a céu aberto de Viena, servindo de palco para peças de teatro, concertos musicais e exibição de filmes.

Neues Rathaus

Em dezembro, um mercado de Natal colore a área em frente ao Neues Rathaus. Uma ótima oportunidade para fazer uma parada e tomar um vinho quente.

Mercado de Natal em frente ao Neues Rathaus
Nosso passeio incluiu uma visita ao Burgtheater, um dos inúmeros teatros de Viena. O prédio em estilo renascentista foi praticamente todo destruído durante a segunda guerra mundial, tendo sido meticulosamente restaurado, de forma que os estragos são imperceptíveis.

Burgtheater

Para fechar o dia, nada melhor que um jantar em uma taberna tradicional. Fomos, então, ao Griechenbeisl, uma das mais antigas da cidade. A combinação cerveja e wiener schnitzel é imbatível!!!

Endereços úteis:
Para planejar sua visita ao Hofburg, clique aqui.
Para comprar tickets para visitar o Hofburg e outras atrações, como o Palácio Schonbrunn, clique aqui.
Para ver pontos turísticos, programação de espetáculos, shows, dicas de bares, restaurantes, clique aqui.

1. Amanda,
    Eu também acho que existe pouca divulgação de Viena e por essa razão ela não é valorizada. Estivemos lá ano passado e me apaixonei pela cidade. Também como você tirei muitas fotos dessas porcelanas - rs ! Pelo que vi vocês fizeram tudo o que a gente fez, exceto os Museus de História Natural e História da Arte. Fica um na frente do outro e são extraordinários.
    Quanto ao Prater fomos até lá e fizemos uma excelente corridinha. Ele também é apaixonante. Enfim, Viena é a minha queridinha da Europa - rs !

2. Eu lembro de ter lido sobre o passeio de vocês no São Luís Runners. Vocês participaram também de uma corrida em Praga, não foi? Li o post. Aliás, acho que você deveria criar um blog também. Acho Viena uma cidade linda e prática para turistar. Não entendo porque muitos não a valorizam.

3. Sim, uma grande coincidência estarmos lá no dia da Maratona de Praga. Foi uma experiência muito bacana. Participamos de uma prova curtinha dentro dela mas já foi um espetáculo prá gente...
    Menina, num é que também me pintou essa idéia do blog depois que vi aqui o teu, tão super-hiper-mega demais - rs ! Estou amando ler seus relatos..
    Vou pensar com muito carinho sim...Mas deve dar uma trabalheira, não é ?

4. O trabalho é mais para construir o blog, pois sou uma anta para essas coisas. Mas os posts, como vou fazendo aos poucos e por assunto/passeio, é bem rápido. Como não tenho prazo para fazer meus posts, vou devagar mesmo. Essa última viagem que fizemos foi a primeira depois da criação do blog. Então, fazer os posts ficou mais fácil ainda. Nas outras, como não tinha a intenção de escrever depois, precisei buscar os detalhes.

5. Prima, por um acaso achei o seu blog ao pesquisar no google algumas coisinhas que amei em Viena. Eu sigo no Insta, e me surpreendi e curti muito as informações passadas aqui. Viena é realmente maravilhosa e moderna, e a beleza da realeza ressalta a riqueza de um passado esplendoroso como tbm de muita dor e tristezas. Em nossa viagem nos deparamos com um monumento que trás a lembrança o holocausto e quantos judeus foram perseguidos e mortos e ficamos a pensar muito sobre a bela Viena. Fizemos o passeio de charrete, fomos ouvir Mozart, fomos a ópera e assistimos a um balé maravilhoso. E com certeza é uma cidade que queremos voltar e rever as amizades que fizemos por lá. 😘