domingo, 19 de abril de 2015

Visitando as praias de Providenciales, Turks and Caicos

Providenciales é a ilha mais desenvolvida de Turks and Caicos. É aqui que pousam a maioria dos voos internacionais e estão localizadas os melhores hotéis e restaurantes. Mas a grande atração atração são as praias de areia branca e fininha e um mar azul com tonalidades que variam do turquesa ao azul bebê. Fomos em dezembro e a água do mar estava bem transparente, perfeita para avistar peixinhos com snorkel.
A grande sacada é alugar um carro, pois Provo tem praias bem desertas, inalcançáveis com o uso do transporte público. E usar o táxi para efetuar os deslocamentos sairia bem mais caro do que a diária de um veículo.
Eis as praias que visitamos:

Grace Bay Beach
É o grande chamariz da ilha. Entra ano, sai ano está no rol das melhores praias do mundo de algum veículo de comunicação especializado em turismo. Areia branca e fininha, mar azul e águas calmas são um convite ao dolce far niente.
Concentra a maioria dos resorts/hotéis da ilha e, por esse motivo, é a mais bem estruturada, pois é possível utilizar a estrutura dos bares de praia de alguns deles.
A praia é enorme, se estendendo por cerca de 20 km. Sequer cheguei a conhecê-la de ponta a ponta. Andei uns 3 km para a direita e outros 3 à esquerda do meu hotel, o The Sands at Grace Bay. Aliás, para quem não está hospedado em um hotel em Grace Bay Beach uma dica é estacionar o carro ao lado desse hotel, pois ali há um acesso à praia e um estacionamento público.

Estacionamento público e acesso a praia ao lado
do hotel The Sands


Entrada da praia. OMG!!!


Grace Bay Beach é perfeita para relaxar

E um aspecto positivo desta praia é que, apesar de ser a mais movimentada da ilha, nunca fica cheia. Sempre vai ter um pedaço de areia para você chamar de seu.
A única coisa que não achei muito legal na praia foi o fato de, na área próxima ao meu hotel, o fundo ser praticamente só areia. Assim, não tinha muitos peixinhos para avistar com o snorkel. Mas para quem tiver com o espírito mais aventureiro é só pegar um caiaque e seguir em dupla rumo ao recife de coral. Enquanto um desbrava a fauna marinho o outro fica no caiaque e depois é só revezar.


Grace Bay Beach. Essa área fica em frente ao hotel The Sands


Grace Bay Beach num finzinho de tarde


Pôr do sol

Malcom Beach
Bem isolada, é nela que fica o hotel mais top da ilha, o Amanyara. Foi a segunda praia que mais gostei para fazer snorkel, pois a fauna marinha é bem rica mesmo a poucos metros de distância da beira da praia.
Ela não tem estrutura alguma. Não tem bares, banheiros e nem choupanas para proteger do sol forte. Nem a vegetação do local contribui, pois é bem rasteira, sem árvores frondosas para fazer uma sombra.
No entanto, deixo aqui o alerta para que tomem cuidado, pois li comentários de pessoas no Trip Advisor que foram roubadas no estacionamento da praia. Para ler, clique aqui.
Fomos lá 2 vezes, uma pela manhã e outra de tarde. Em ambas chegamos a ser os únicos visitantes. Foi muito bom ter aquele paraíso só para nós.
É aconselhável usar uma sapatilha de mergulho, pois tem bastante pedra na beira da praia.

Malcom Beach


Barco parado no meio do nada é sinal que ali fica
um lugar bom pra fazer snorkel


Ao fundo fica o hotel Amanyara, o mais exclusivo da ilha


A estrada que leva a Malcom Beach é de terra batida. Mas calma,
não é preciso alugar um 4x4!

Sapodilla Bay
É conhecida como a "praia das crianças" devido as águas tranquilas e rasas. É uma praia bem pequena e sem estrutura. Mas pelo menos nesta aqui conseguimos uma vaga debaixo de uma árvore e pudemos fazer uma farofinha básica.
Chegar aqui não foi tarefa fácil. O GPS só indicava o caminho até o início da Chalk Sound Drive. Fomos até o final da mesma e não encontramos nenhum acesso. Voltamos até o início e tentamos novamente. Percebemos que na altura da delegacia de polícia, do lado oposto, tem uma rua bem estreita e de terra batida. Era por ali mesmo.

Sapodilla Bay Beach


As águas tranquilas são um convite à prática do SUP


Farofa em baixo da árvore

Não achei a praia grandes coisas. Para falar a verdade, achei a mais sem graça das que visitei em Providenciales. Me incomodou um pouco o fato de a areia ser meio lamacenta, do tipo que gruda no pé. Só valeu a pena a trabalheira porque tivemos a oportunidade de apreciar a beleza de Chalk Sound, uma lagoa azul turquesa pontilhada por ilhotas rochosas. Mas devo concordar que é uma boa pedida para quem está com bebês e crianças pequenas que não sabem nadar.
Para aluguel de caiaques e pranchas de SUP em Chalk Sound, uma opção é o Neptune Villas. Para acessar o site, clique aqui.

Chalk Sound


Chalk Sound

Smith's Reef Beach
Foi a que mais gostei para fazer snorkel e é considerado a melhor em Provo para a prática da atividade a partir da praia. Chegamos lá utilizando o acesso oeste, pois esse trecho é o melhor para quem vai com crianças devido as águas rasas e calmas e pelo fato de o acesso aos corais ser mais perto do que nos demais.
Como fica perto da marina de Turtle Cove, vale a pena tomar cuidado com os barcos. Chegando na praia, é só se deslocar um pouco para o lado direito para evitar o perigo.
Não vi nenhum bar pé na areia, então vale a pena levar um cooler com bebidas e alguns snacks. Também não tem choupanas. Mas tem algumas árvores que oferecem abrigo contra o sol.

Smith's Reef

Smith's Reef


Como tem muitas pedras na beira da praia, é bom usar sapatilha de mergulho


Dudu se divertindo 


Para evitar os barcos é só caminhar para o lado direito da praia

The Bight Beach
É também uma boa opção para a prática de snorkel, com uma grande variedade de peixes. Foi a única praia que encontrei alguma estrutura, com algumas choupanas e banheiros químicos no estacionamento.
No dia da nossa visita a praia estava praticamente deserta. É uma boa opção para ir com crianças também, com águas tranquilas e areia fininha, sem pedras na beira da praia.
Importante tomar cuidado com barcos e jet skis







Blue Hills Beach
Das praias citadas neste post foi a única em que não tomamos banho, pois fomos lá para comer no famoso restaurante Da Conch Shack.
Com muitas algas, não é propícia para a prática de snorkel.
Mas gostei bastante pelo fato de ainda não ter sido invadida pelas grandes propriedades, possuindo um astral mais "roots".








Nenhum comentário:

Postar um comentário