terça-feira, 5 de novembro de 2013

Exposição Itinerante JAPÃO: Reino dos Personagens

A afeição por personagens de mangá e séries de desenho animado (animes) é um traço característico da sociedade japonesa. O culto aos personagens remonta à década de 50, quando Tetsuwan Atom (Astro Boy), de Osamu Tezuka, estreou em mangá em 1952. Astro Boy foi também a primeira série de desenho animado para TV de longa duração produzida no Japão.

Década de 50: início da febre dos personagens

A cultura e valores infantis são tolerados no Japão. Basta entrar numa casa de jogos (Pachinko Hall) para ver que a quantidade de adultos se divertindo nas maquininhas não é pequena. E os produtos de personagem não se restringem aos quartos das crianças e às mochilas e celulares das adolescente não. É comum encontrá-los nos ambiente de negócios, dividindo espaço nas mesas com computadores e outras ferramentas de trabalho.

Pikachu

Hello Kitty

Mas o que leva os japoneses a reverenciarem com tanto ardor esses personagens? Uma pesquisa realizada em 2004 pelo Centro de Pesquisa de Personagens de Bandai constatou que a resposta mais comum à pergunta acerca dos efeitos de possuírem produtos de personagens foi tranquilidade, ou seja, o fato de estar com um personagem possui efeito calmante. As pessoas passam a buscar nos personagens o carinho e afeto que antigamente obtinham nos relacionamentos com familiares e amigos. Se algo de ruim acontece no trabalho, são os personagens que confortam e trazem alívio às pessoas.
Personagens criados por governos regionais também encontram seguidores. São denominados "yurukyara", e buscam promover a afeição pela cidade natal ou mesmo revitalizar  determinada cidade.

Sentokun: criado em 2008 para celebrar o 1.300 aniversário de Nara


Namisuke: mascote oficial do distrito de Suginami em Tóquio


A exposição itinerante JAPAN: Kingdom of Characters (Japão: Reino dos Personagens) nos leva a uma viagem no túnel do tempo dos personagens de animes e mangás, examinando as circunstâncias culturais e históricas por trás da afeição dos japoneses por essa criaturinhas. 
Até o quarto de uma típica colegial japonesa é reproduzido na mostra.

Quarto da típica colegial japonesa

A exposição já passou por São Paulo, Curitiba, Recife, Manaus e ainda seguirá para Brasília e Rio de Janeiro. É imperdível para aqueles que adoram a cultura japonesa (eu inclusa) e aficionados por animes e mangás.

Informações úteis




Belém
1 a 15 de novembro de 2013
Onde: Armazém do Tempo - Mangal das Garças
De terça a sábado das 9:  às 19:00
Domingos das 9:00 às 18:00
Entrada gratuita

Brasília
25 de novembro a 10 de dezembro de 2013
Onde: Sesc 504 Sul
De Segunda a sábado das 8:00 às 18:00

Rio de Janeiro
18 de dezembro de 2013 a 12 de janeiro de 2014
Onde: MNH - Museu Histórico Nacional
De terça a sexta das 10:00 às 17:30
Sábados, domingos e feriados das 14:00 às 18:00

Para mais informações, acesse o site da Fundação Japão clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário